Instant Ofertas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Hidroterapia


Hidroterapia – Prática de Relaxamento dos Músculos



Muitas pessoas buscam a rigidez dos músculos, trabalhando em academias e nos exercícios pesados. Apesar de todo o processo de fortalecimento dos músculos ser muito benéfico, em várias vezes eles precisam ser relaxados, para que não haja problemas no futuro. Por isso, existe uma série de práticas de massagem e respiração que ajudam no relaxamento dos músculos e também contribuem na coordenação motora do nosso corpo.
Uma importante aliada no relaxamento dos músculos é a água. A hidroterapia é um eficaz método aplicado em clínicas da fisioterapia que auxilia não só no relaxamento muscular como também na cura de dores de outra natureza, como o stress. Uma das mais imprescindíveis técnicas desenvolvidas na hidroterapia, utilizada também na fisioterapia (no pilates), é a da bola lisa  que ajuda na musculatura, adequa a posição do tronco e membros e é extremamente relaxante. Não há contraindicação para este exercício, e ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades.
Existem outras formas de relaxamento que são feitas fora da água. Nessas, o ambiente é a primeira coisa que deve ser analisada. Procure lugares confortáveis, com luz baixa, silêncio e temperatura média que não interfira no relaxamento muscular. É imprescindível deitar-se em lugares confortáveis, como camas, sofás ou tapetes, e utilizar um travesseiro médio sob a cabeça. A respiração é a técnica mais utilizada e prática para o relaxamento muscular. Em movimentos contínuos de inspiração e expiração, relaxe os ombros e todo o corpo, como braços, pernas e musculatura do rosto. Repita a massagem várias vezes, até se sentir totalmente relaxado.
Além dessa técnica, uma bastante usada é a do relaxamento muscular progressivo, que consiste na contração muscular seguida do relaxamento do mesmo. Nesta prática, o importante é sentir a tensão do corpo e tencionar os músculos o mais forte que puder, para depois relaxá-lo. A massagem é aplicada para diversos grupos musculares do corpo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário